Páginas

12 de julho de 2012

Atletas de Barcarena visitam centro histórico de Belém.


Como todos os anos, antes de embarcar para Oslo, os jovens do Alunorte Rain Forest – ação esportiva do programa Bola pra Frente, Educação pra Gente, desenvolvido em Barcarena pela Hydro Alunorte e prefeitura local – cumprem uma agenda de passeios turísticos pela capital do estado. O objetivo é ligar a ação esportiva à consciência socioambiental e à preservação do patrimônio histórico.
A programação iniciou na última sexta-feira, dia 06, com visitas às redações jornalísticas e aos principais pontos turísticos da capital. Dentre eles, os Museus Paraense Emilio Goeldi, Casa das Onze Janelas e Forte do Presépio.
“Estamos conhecendo coisas interessantes, as quais ainda não tínhamos visto. As excursões nos ajudam a entender sobre a importância da preservação, além de fazer com que busquemos o conhecimento”, explica a atleta Grasiele Maués das Mercês, 16.
Os passeios encerraram nesta quarta-feira, 11. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer parte do patrimônio da cidade. Desde a chegada dos portugueses na região e os registros da existência do povo marajoara, através dos objetos expostos no Museu Forte do Presépio, até obras contemporâneas, acessíveis a qualquer pessoa no Museu Casa das Onze Janelas.  
Para Rosiane Barros de Souza, 18, participar dos passeios e das visitas são formas de complementar o conhecimento adquirido em sala de aula. “Eu gostei muito dos lugares visitados, pois auxiliam em nosso desempenho na escola. Além disto, podemos falar melhor sobre o nosso estado”, explica.
Mas, não apenas identificar a preocupação com o patrimônio público, a visita ao Museu Emilio Goeldi demonstra, também, a preocupação com o equilíbrio natural, por meio da preservação ambiental. “Nós não podemos passar por aqui sem ter a real noção do que o local representa. Quando a gente desmata ou provoca queimadas em uma determinada área ambiental, estamos causando um desequilíbrio no ecossistema. Temos que considerar a preservação como a defesa da vida, que vai desde os cuidados com a água até os cuidados com os homens”, explica Alberto Muller, coordenador do Bola pra Frente e técnico do ARF. 

Nenhum comentário: