Páginas

24 de novembro de 2011

Vem aí o Fórum de Educação Ambiental

No próximo dia 10 de dezembro será realizado o II Fórum de Educação Ambiental, como parte das ações do Programa Bola pra Frente, Educação pra Gente, da Alunorte. Na ocasião, as escolas da rede municipal de Barcarena, que participam do Programa, irão apresentar os resultados dos projetos desenvolvidos e implantados por elas ao longo do ano de 2011.

“Sempre orientamos os professores, que desenvolvem os projetos com os alunos, a buscar soluções que contemplem problemas saídos da realidade deles”, afirma Patrícia Segtowich, responsável pela formação de professores em educação ambiental. “Por isso, projetos envolvendo preservação, ação contra pichações e depredações são muito comuns”, completa.

O desenvolvimento de projetos na área de educação ambiental pelas escolas parceiras vai auxiliar na implantação da Agenda Escolar 21, baseada na Agenda 21 do Ministério do Meio Ambiente. A implantação do conjunto de metas para preservar o ambiente ao redor é uma das metas do Bola, além de exigência para que as instituições de ensino possam participar do programa.

Na Escola Francisco da Silva Cravo, os anos de participação no Bola se refletem em um projeto único, o “Guardiões Ambientais”. Os próprios alunos se encarregam de verificar o que precisa de melhorias em temas como paisagismo, desenvolvido este ano, patrimônio público, reciclagem e reaproveitamento de lixo, hortas comunitárias. A cada ano, o programa é ampliado e renovado, de forma a abrigar mais um subtema, sem contudo, abandonar os anteriores.

Para a diretora da escola, Edileusa Santos, os projetos já estão dando frutos fora dos muros do colégio: “Os alunos estão cada vez mais conscientes de que a escola também é patrimônio deles, eles cuidam, arrumam, levam esses conceitos para casa”, diz ela. “Eles não deixam de ser guardiões do meio-ambiente porque acabou o horário de aula. Essa mudança no comportamento deles é, sem dúvida, a parte mais gratificante de todo o processo”, afima.

Nenhum comentário: