Páginas

29 de novembro de 2011

Seletivas chegam à fase final

Termina amanhã a primeira fase das seletivas para compor os novos times masculino e feminino do Alunorte Rain Forest, que vão disputar a Copa da Noruega em 2012. Mais de 500 meninos e meninas, com idades entre 14 e 17 anos, participaram da primeira peneira, que aconteceu ao longo dos meses de outubro e novembro.

Destes, apenas 18 meninos e 18 meninas irão compor os times finais. Mas para chegar lá, é preciso primeiro passar pela segunda etapa da seletiva, na qual, além do talento em campo, é preciso mostrar também entrosamento com o grupo.

“A primeira etapa é mais superficial, digamos. É uma oportunidade de avaliar o potencial de cada um dos inscritos para jogar futebol”, diz Alberto Müller, coordenador do Programa Bola pra Frente, Educação pra Gente, do qual o ARF faz parte, e técnico do time masculino.

A segunda fase é também o momento de verificar, além do desempenho em grupo de cada atleta, é neste momento que serão definidas as posições nas quais cada atleta passará a ocupar.

“Esta é a parte mais difícil, já que os meninos e meninas não costumam receber esse tipo de treinamento para cada posição, eles jogam intuitivamente”, afirma Müller. “Alguns chegaram aqui pensando que eram meio-campistas, e no final, se saíam melhor na zaga, por exemplo. É preciso ver como eles se saem em grupo e analisar o perfil de cada um”, explica.

Para participar do ARF, não basta ser bom de bola; é preciso também tirar boas notas, frequentar a escola e participar dos projetos de educação ambiental apoiados pelo Bola pra Frente. A segunda etapa das seletivas para o ARF acontece neste fim-de-semana. O resultado final, com os nomes dos 36 jovens atletas que vão compor os dois times, deverá ser divulgado no próximo dia 10 de dezembro.

Nenhum comentário: