Como já acompanhamos aqui os jovens do ARF estiveram na Ilha da Trambioca. Foi um dia de diversão, mas de muito trabalho também. Quer saber como foi? Conheça o depoimento de Karen Jeniffer, aluna e pesquisa da delegação ARF.
Mas não é só isso, o Alunorte no Ar esteve por lá. Confira no programa deste sábado, às 11h50, na rádio Metropolitana.
Boa leitura e bom carnaval!
Visita ARF em Trambioca
Na manhã de domingo 27 de fevereiro de 2011 o time ARF embarca numa excursão socioambiental com o tema:”mata ciliar” na Ilha da Trambioca, localizada próximo à Barcarena.
“Mata Ciliar” é um tipo de planta ou cobertura vegetal nativa, que fica às margens de rios, igarapés, lagos, olhos d’água e represas. O nome “mata ciliar” se origina da importância para a proteção de rios e lagos, como são os cílios para os nossos olhos.
Ao chegarmos no local conhecemos a sra. Rosemari, moradora da comunidade, que no decorrer do dia foi o nosso guia. Ela nos conduziu nos conduziu a São José do Arrozal, comunidade com aproximadamente 5.000 habitantes, nos apresentou a pequena escola do lugar, com uma bela vista do rio.
A sra. Rosemari nos contou um pouco sobre a comunidade, dizendo que as ilhas das proximidades eram habitantes por escravos e que atrás da escola foi construído pelos jesuítas um poço. No lugar também havia um movimento escravo. Diz a lenda que dois escravos ainda cuidam desse poço.
Contou-nos também que devido à força da água o trapiche da margem foi derrubado e que os próprios moradores o reconstruíram; o pequeno grupo da comunidade é bastante unido, faz mutirões, trabalha em busca de melhorias em todos os recursos para localidade.
A comunidade também conta com o apoio da Alunorte. Os moradores estão produzindo um livro sobre a Ilha, que representará a sua cultura. Esse livro é uma grande conquista da comunidade.
No caminho, novamente seguimos para a Praia do Cuipiranga, também nas proximidades; chegando à praia fomos bem recebidos por um morador que nos apresentou o lugar falando sobre o seu modo de vida, qual vivem da pesca e da agricultura.
A praia do Cuipiranga é geralmente visitada por banhistas no mês de julho. È um belo local e de muita diversão. Seguindo de lá, fomos a uma partida de futebol com um time da comunidade na qual, vencemos a partida de 4 a 0.
Já no finalzinho da tarde voltamos de nossa bela pesquisa em Trambioca.
“Para mim, conhecer a Trambioca foi uma experiência muito legal, pois pude interagir com alguns moradores e aprender mais sobre seu modo de vida, suas relações com o meio ambiente e principalmente o cuidado em preservar o seu local de vida. Essa pesquisa que fizemos, vai sempre me trazer boas lembranças para cooperação do meu aprendizado em relação ao meu município”
Karen Jeniffer
Nenhum comentário:
Postar um comentário