Páginas

10 de junho de 2013

Perfis [Time Feminino] 1

CAROLINA INETE TEIXEIRA DA SILVA
Idade: 12 anos
Instituição: Escola Estadual José Maria Machado
Posição: Zagueira

A pouca idade de Carolina não esconde a garra que a zagueira tem para conseguir o que quer. O segredo, segundo ela, é não desistir. As seletivas para o time ARF 2013, que iniciaram no ano passado, foram as primeiras em que a jogadora participou, mas não a única tentativa. A atleta já integrava o time da comunidade Arapari, de Barcarena. “Eu sempre gostei de esporte e procurava uma forma de me manter jogando futebol, que é com o que me identifico”, conta. Incentivada por primos e amigos que já conheciam o programa Bola pra Frente, Educação pra Gente, a estudante decidiu tentar e, para a sua surpresa, encontrou no time uma oportunidade única para ter novas experiências e conhecer novas culturas. “Hoje eu penso em conhecer novos lugares, outras cidades, outros países. É uma oportunidade para realizar meu sonho de ser jogadora profissional”, conclui.


ELIANE SILVA GONÇALVES
Idade: 19 anos
Instituição: Escola Municipal Arapari
Posição: Meio-atacante

Eliane completa o segundo ano como integrante do ARF. No ano passado, viajou para a Noruega com o ARF 2012, para disputar a Norway Cup, em Oslo, capital do país. Por ter apresentado um desempenho excelente, foi convidada pelo técnico do time, Alberto Muller, a continuar mais um ano na equipe o que para ela foi um presente. “Ele disse que me saí bem no torneio da Noruega e me deu mais uma oportunidade. Eu vou aproveitar, porque acho que é uma chance de conhecer coisas novas e ter novas experiências”, explica. A atleta mora com os pais, que são seus principais incentivadores. “Tanto no ano passado como hoje, eles me dão força e dizem para eu continuar”. Eliane quer ser jogadora profissional ou trabalhar como soldadora em empresas do estado. 


FABIANA BARROS DA SILVA
Idade: 16 anos
Instituição: Escola Estadual Acy de Barros
Posição: Lateral Direita

Fabiana é moradora do bairro do Laranjal, onde reside com a avó e os dois irmãos. Na localidade, participava do projeto de futebol da região e foi a partir daí, após ser vista atuando como jogadora no time do bairro, que foi convidada pelo técnico do ARF, Alberto Muller, a participar das seletivas do ano passado. “Vi uma oportunidade de mudar de vida”, diz. Apesar de ser indagada pela família pelo fato do futebol ser um “esporte masculino”, Fabiana conquistou o apoio da avó, que hoje é a sua principal incentivadora. “Aqui a gente não aprende só futebol. Temos cursos, somos preparados para lidar com outras culturas e outras formas de pensamento”, explica.


GLECIANE LIMA MOUGO
Idade: 16 anos
Instituição: Escola Estadual Eduardo Angelim
Posição: Lateral Esquerda

O incentivo para Gleciane veio das amigas que já conheciam o programa. Mas, o principal apoio veio mesmo de dentro de casa. “Minha mãe sempre me dá forças para continuar”, lembra. Segundo a atleta, a oportunidade é excelente para quem quer “crescer na vida”. De fato, esta foi a primeira vez em que a estudante decidiu se dedicar às seletivas do ARF, já que no ano anterior Gleciane desistiu ainda na primeira fase. “É gratificante, estou gostando muito, principalmente por adquirir muitas experiências”, comemora. 


Fotos: Bruno Carachesti.

Nenhum comentário: