Páginas

7 de junho de 2013

Uma semana cheia de compromissos ambientais


A turma do ARF teve dias agitados fora dos campos. Na semana em que se comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente, integrantes e coordenadores do Bola pra Frente, Educação pra Gente participaram de eventos de discussão de temática ambiental em Barcarena.

Na segunda, dia 3, as escolas que foram destaque no Bola apresentaram aos empregados da Hydro Alunorte os projetos socioambientais desenvolvidos entre os alunos. A programação marcou a abertura da Semana Socioambiental 2013 da refinaria. “Apresentamos para os empregados o que realizamos ao longo de todo o ano, todos os anos. Ou seja, não estamos debatendo o tema socioambiental apenas estes dias, mas dando a oportunidade de quem não conhece os projetos desenvolvidos de saber o que é feito e, de certa forma, prestar conta também dos investimentos que a empresa faz nesse sentido”, comenta Patrícia Segtowich, doutoranda da Universidade Federal do Pará (UFPA) e formadora de professores do programa Bola pra Frente.

Na quarta, dia 5, o compromisso do grupo foi no Cabana Clube, onde os coordenadores do programa mostraram aos participantes como o Bola envolve escolas e estudantes em atividades ligadas à temática ambiental. Esse evento faz parte do calendário de atividades do projeto. “Nosso objetivo é apresentar para a comunidade o que estamos fazendo nesse sentido junto com as escolas no desenvolvimento de projetos socioambientais”, conta Alberto Muller, coordenador do Bola.

Na ocasião também foram apresentados os vencedores dos concursos de vídeo e de redação, realizados ao longo do ano de 2012 entre as instituições de ensino que participam do Bola. “Os vídeos foram produzidos por cada escola para mostrar os respectivos projetos desenvolvidos. Os alunos também participaram através do concurso de redação, que teve a mesma temática dos vídeos”, explica Muller.

O primeiro lugar do concurso de vídeo ficou com a equipe masculina do Alunorte Rain Forest (ARF), que mostrou o trabalho dos estudantes em saber como os resíduos sólidos são tratados em Barcarena. Já o vencedor do concurso de redação foi o aluno Danna Dias Rodrigues, da Escola Estadual Assis de Jesus Barros, que escreveu sobre “Olhares sobre o Meio Ambiente de Barcarena”, já fazendo ligação com o tema dos projetos que as escolas estão trabalhando em 2013, que é o descarte de resíduos.

O estudante Jhonata Chaves, eleito aluno destaque em 2012, quando ainda estudava na escola municipal Checralla Salim Khayat, em Barcarena explica como serão as atividades deste ano: “Vamos levantar como os resíduos sólidos são tratados em Barcarena e depois comparar com o que é feito em Oslo. Espero trazer boas soluções de lá”, diz Jhonata, referindo-se à capital onde o time disputará a Copa da Noruega de futebol infantojuvenil, no final de julho.

Nenhum comentário: