Páginas

11 de junho de 2013

Perfis [Time Feminino] 2

JANAYNA SILVA COIMBRA
Idade: 18 anos
Instituição: Escola Estadual Presidente Dutra
Posição: Goleira

“O projeto ajuda muito no sentido social e ambiental, porque nós passamos a conhecer a realidade de onde vivemos e que nem imaginávamos existir”, foi o que disse a goleira Janayna, que já participa há três anos do Bola pra Frente, Educação pra Gente. Mas a experiência de vida que a estudante demonstra hoje foi adquirida com muita luta e dedicação. “Eu criei uma identidade, repensei meus valores”, reflete. A jogadora entrou para o ARF em 2011, quando disputou pela primeira vez a Copa da Noruega, em Oslo (capital da Noruega). No ano seguinte, apesar de já não fazer mais parte do time, participou voluntariamente para dar apoio ao grupo e à coordenação do programa. A ajuda que deu ao grupo só fez com que Janayna tentasse, mais uma vez, fazer parte do time e foi por isso que, no ano passado, participou das seletivas para o ARF 2013. “Eu amo estar aqui, o ARF é a minha segunda família. Somos todos amigos e não apenas um time”, conclui.



LARISSA NEGRÃO DOS SANTOS
Idade: 16 anos
Instituição: Sistema Elite de Ensino
Posição: Meio-campo

Moradora do bairro de Itupanema, Larissa foi convidada por uma amiga a acompanhar a rotina dos jogadores do ARF e entender melhor o que o grupo representa. “Eu percebi que o time é uma parte apenas do programa Bola pra Frente, que tem como foco a educação socioambiental”, conta. Apesar de conquistar o lugar no Rain Forest logo de primeira, a atleta tem uma postura humilde e reforça que a participação na equipe é uma forma de melhorar de vida. “Não foi fácil, principalmente no início, quando os treinos parecem mais puxados porque não temos condicionamento físico. Mas isso faz com que eu fique ainda mais empenhada”, complementa.


LUANA BARBOSA SILVA
Idade: 15 anos
Instituição: Escola Estadual José Maria Machado
Posição: Volante

Apesar dos treinos puxados, que exigem dedicação e mudança nos hábitos diários, Luana entende que só com determinação é possível ter êxito. “Minhas irmãs, que também gostam de esporte, e meus pais sempre falam para eu não faltar. Sei que é cansativo, mas também sei que só assim vamos conseguir o primeiro lugar nos campeonatos”, diz. A volante é moradora da ilha da Trambioca e mesmo com a dificuldade de sair da ilha e chegar ao Cabana Clube, local dos treinos, Luana consegue arranjar tempo entre os estudos e os treinos. “É uma realização, conquistada com muito esforço. Tive que mudar toda a minha alimentação, mas sei que isso é apenas uma etapa para conquistar os meus objetivos”, reforça a atleta.


LUANA FURTADO LOPES
Idade: 15 anos
Instituição: Escola Estadual José Maria Machado
Posição: Zagueira

Luana é cria das quadras de futebol de salão, modalidade que joga desde 2009 na escola. Desde então, o esporte tem sido um hábito e uma paixão. “Eu amo esporte, amo o futebol”, conta. A primeira vez que a zagueira tentou fazer parte do ARF foi em 2011, quando não conseguiu ser aprovada. Resultado diferente do conquistado nas últimas seletivas. Para ela, conseguir a vaga representou “uma sensação única, que é a de ser escolhida entre tantas competidoras com bom futebol”. Hoje, a jogadora faz jus ao esforço dedicado para o time, e promete dar o melhor de si em campo. “Lutei muito pela vaga para desistir, quero para dar o meu melhor no dia a dia e contribuir para o time”.


Fotos: Bruno Carachesti.

Nenhum comentário: