Páginas

21 de novembro de 2011

Uma semana agitada

O cenário: Barcarenão lotado. O dia: sábado, 12 de novembro. Esta data não vai sair tão cedo da cabeça de Juscelino Monteiro, o Lino, terceiro goleiro do Remo. A estreia como profissional após 3 anos na categoria de base da equipe azulina aconteceu em casa, num amistoso contra a seleção de Barcarena. “Fazia dois anos que não jogava aqui, é uma emoção”, diz o jogador, de apenas 19 anos. O Leão azul cravou 6x0 contra o time da casa, e garantiu as boas-vindas ao barcarenense, que foi descoberto em 2008 pelo Alunorte Rain Forest (ARF), o time de futebol que faz parte do Programa Bola pra Frente, Educação pra Gente, da Alunorte. Na ocasião, cada um dos 1.200 torcedores presentes levaram alimentos não perecíveis e brinquedos, que serão doados para a Ação Social de Barcarena.

A atual equipe do ARF fez a abertura do jogo, enfrentando a seleção sub-17 da cidade. A homenagem ao colega serve de exemplo a quem achava que jogar futebol era um sonho distante. “Muitos pensam seriamente em se profissionalizar, e achamos que eles têm futuro no futebol”, afirma Alberto Muller, técnico do ARF. “Embora a principal meta do programa seja a de estimular o bom desempenho escolar, também queremos dar uma forcinha para aqueles que desejarem seguir carreira”, completa.

Os primeiros passos, ou melhor, toques de bola já foram dados. Na semana passada, o técnico Marabá, ex-jogador de times como Paysandu e São Raimundo, hoje à frente do Vênus de Abatetetuba, trouxe sua trupe ao Cabana Clube, para realizar um jogo de avaliação dos meninos de Barcarena. E o resultado impressionou: “Nem durante as seletivas para compor o time atual eu vi uma disputa assim. Ainda mais levando em conta que são meninos de 15, 16 anos [do ARF] jogando contra profissionais de 20 anos de idade”, declara o técnico, que foi convidado a avaliar o potencial dos meninos para, no futuro, aproveitá-lo na categoria de base do time. Tudo graças ao vice-campeonato conquistado na Copa da Noruega. “O Vênus foi reformulado e hoje tem alguns valores que são compartilhados por nós, por isso essa parceria seria muito bem-vinda”, relata Muller. Um outro jogo de avaliação entre Vênus e ARF ainda deve acontecer, em data a ser marcada.

E já que 2011 está chegando ao fim, o momento agora é de formar o time para 2012. As seletivas para o ano que vem já estão acontecendo. Das seletivas, que acontecem até este sábado, podem participar meninos de até 16 anos e meninas com idade máxima de 19 anos, estudantes de todas as escolas de Barcarena: basta ter boas notas, passar de ano e participar dos projetos de educação ambiental da instituição onde estudam.

Nenhum comentário: