Páginas

21 de julho de 2011

Amistoso marca preparação do ARF para Copa da Noruega

As equipes masculina e feminina de futebol do Alunorte Rain Forest (ARF), de Barcarena, participaram na última quarta-feira (20) de um amistoso contra o time sub-20 da Tuna Luso. Fora dos gramados, uma presença especial chamou a atenção dos que passavam pelo campo: Formiga, jogadora da seleção brasileira feminina de futebol. Recém chegada da Alemanha, onde participou da Copa do Mundo como titular da seleção, a atleta está de volta ao solo paraense para treinar o time feminino do projeto “Bola pra frente, Educação pra Gente”, desenvolvido há 10 anos pela refinaria Alunorte, em parceria com a Secretaria de Educação de Barcarena e com a empresa norueguesa Norsk Hydro. É a primeira vez que a seleção feminina do ARF vai disputar a Copa da Noruega, maior torneio de futebol infantojuvenil do mundo, que, este ano, será realizado de 31 de julho a 6 de agosto.
Formiga está no comando do time desde abril e encara o desafio de ser técnica como uma nova oportunidade em sua carreira: “Nessa nova função, pretendo passar um pouco da minha experiência para a meninada que está começando agora. Nosso grupo é formado por meninas guerreiras, que lutam pelos seus espaços, e a nossa intenção é trazer o caneco”.
Mas essa expectativa não é só da nova técnica. Há dois anos participando do projeto, a atacante do ARF, Ellen Queiroz, de 16 anos, se diz ansiosa com o campeonato. “Vou me esforçar para mostrar o meu melhor e tentar fazer um gol em cada jogo. Até porque nem todos têm uma oportunidade como essa”, afirmou a estudante. Ellen também representará o Brasil em um amistoso contra a seleção feminina de futebol da Noruega, integrando uma equipe formada por atletas de várias nacionalidades. “Fiquei surpresa e feliz com esse convite. Pretendo seguir a carreira de jogadora. Então, toda oportunidade é válida”. Para a atacante do ARF, ter uma jogadora da seleção como técnica é um grande aprendizado: “A Formiga é uma ótima técnica. É muito bom poder contar com a experiência dela em campo”.
Veteranos – Ao contrário da seleção feminina, a equipe masculina do ARF parte para a sua décima participação na Copa da Noruega, sempre com a equipe renovada. Integrando o time pela primeira vez, o estudante Rosemiro Campos, de 15 anos, considera-se um sortudo. Morador da Ilha de Trambioca, em Barcarena, o atleta leva quase uma hora apenas para chegar ao local dos treinos e garante que todos os esforços foram válidos: “Participei da primeira seletiva e passei. O projeto mudou minha vida. Agora terei a oportunidade de conhecer novas culturas e sair do Brasil”, disse o atleta. O coordenador do projeto e técnico do time masculino, Alberto Müller, conta que já foi elaborado um roteiro para os atletas durante a viagem a Noruega. Além de conhecer a cultura local, os jovens também farão uma pesquisa comparativa com projetos existentes no país. “Durante a viagem, os atletas têm a tarefa de analisar experiências que dão certo na Noruega e que podem ser implementadas em Barcarena, dentro da realidade deles”. Segundo Müller, o primeiro passo para entrar no projeto é ter boas notas e participar de um projeto ambiental na escola

Preparação – As equipes do ARF embarcam para Oslo no próximo dia 26 de julho. O amistoso contra a equipe da Tuna, realizado no campo da equipe cruzmaltina, em Belém, foi o último antes da viagem para a capital norueguesa. Apesar do placar desfavorável para as equipes do ARF – o time feminino perdeu de dois a zero e o masculino de três a zero – a partida foi um momento importante de preparação para a Copa da Noruega. “É importante ressaltar que o ‘Bola pra frente, Educação pra Gente’ é um projeto socioeducativo e que mais importante do que os resultados dos jogos é o empenho desses jovens na escola e em suas comunidades. Nesse sentido, todos os participantes do projeto já são vencedores”, afirma Müller.

Um comentário:

Andrezinho disse...

esses atletas que estão indo para a noruega, represetaram muito bem o pará, pq eles tem muito potencial, espero qu eles tragam a taça para o pará.
espro que ano que vem eu tb tenha essa chance de me ingressar no ARF( Alunorte Rain Forest) boa sorte a todos os atletas.