Páginas

9 de junho de 2011

Projeto forma agentes multiplicadores ambientais


Desenvolver um comportamento ambientalmente correto e aprender a incentivar a educação ambiental no município de Barcarena. Esse é o objetivo da formação de agentes multiplicadores ambientais, que aconteceu nos dias 7 e 8 de junho. O curso faz parte das ações socioeducacionais do programa ‘Bola pra Frente.

O curso é voltado especificamente para os jovens estudantes, para que eles possam estar à frente das ações do programa nas escolas e, consequentemente, nas comunidades. A preparação dos agentes acontece paralelamente aos treinos de futebol. Após o retorno da Europa os times, masculino e feminino, continuam o desenvolvimento dos projetos educacionais acompanhando até a apresentação de resultados em um grande fórum ambiental.

“Essa primeira fase é a sensibilização e conscientização sobre as questões socioambientais. A partir do próximo encontro, temáticas específicas como água, solo, lixo e as questões sociais serão abordadas. A gente não trabalha a educação ambiental visando apenas o verde pelo verde, mas sim com as questões socioambientais”, explica Patrícia Segtowick, doutoranda da Universidade Federal do Pará (UFPA) na área de educação ambiental.

A jogadora Jaqueline Silva, 20 anos, acredita que a formação irá ajudar ainda mais na conscientização da comunidade. “Nesses dois dias de preparação falamos muito sobre o meio ambiente, que é na verdade é o ambiente, pois nós vivemos no meio dele. Eu aprendi sobre o que é realmente esse ambiente, não é só a floresta ou onde plantamos e preservamos árvores, mas também onde vivemos, por isso, temos que preservar”, diz.

As ações também interferem na realidade das comunidades ao redor das escolas e chega até as famílias. Segundo a jogadora Claudivani Coutinho, o grupo também está comprometido em levar a educação ambiental para todos. “Vamos mostrar para as escolas e para as comunidades que a educação ambiental está associada com o social e com o meio em que vivemos, que seu objetivo não é só a natureza, mas sim tudo o que nos cerca, toda a sociedade”, declarou.

Nenhum comentário: