Páginas

17 de fevereiro de 2011

Esporte também é educação



Programa Bola pra Frente realizou o I Encontro de Educação Ambiental

Professores e alunos da rede de ensino de Barcarena estiveram reunidos no Hotel Samaúma, dia 08 de janeiro, para discutir ações de educação ambiental praticadas no município. Foi o ‘I Encontro de Educação Ambiental’, uma parceria da Alunorte e Semed, que faz parte do programa “Bola pra Frente, Educação pra Gente”, que completa 11 anos.
O encontro trouxe a palestrante Patrícia Segtowick para ajudar na formação dos professores. “Eu me surpreendi com a presença maciça dos alunos, isso é bom para saberem como é difícil a prática da educação ambiental”. Ela ainda orienta os grupos de trabalho que realizam as pesquisas e implantam projetos nas comunidades. “A formação para os professores é fundamental para que possam trabalhar de maneira adequada a educação ambiental. Várias escolas do município já estão desenvolvendo projetos na área”, completa.
No evento, as estudantes que acompanharam o ARF na viagem à Noruega apresentaram o diagnóstico da pesquisa feita em 2010, com o tema lixo, traçando um paralelo entre as realidades encontradas em Barcarena, Rio de Janeiro e a capital norueguesa, Oslo. “Aprendi muito, pesquisei bastante e o resultado final foi surpreendente. Foi impressionante ver o quanto esquecemos de cuidar da nossa cidade, por isso mudei de atitude não jogo um papel de bombom fora do lixo”, disse Marciana Carvalho.
“É um momento histórico. É a primeira vez que acontece um encontro desse nível e isso demonstra um amadurecimento da sociedade. Ficamos muito satisfeitos em manter essa parceria, iniciando como um momento esportivo e chegando a este momento ambiental, se estendendo a toda Barcarena”, afirmou Alberto Muller, coordenador do Bola.

Esporte – O momento mais esperado do dia foi o anúncio dos convocados para os times masculino e feminino que irão compor as seleções Alunorte Rain Forest, em 2011. Os grupos vão disputar a Copa da Noruega 2011.
Foram selecionados os alunos que se destacaram na Copa Alunorte. Mas, para entrar no time, não basta ser bom de bola tem que estar bem na escola, ter um bom relacionamento e comportamento na comunidade e em casa. Além do time, foram anunciados os nomes das três estudantes que acompanharão o grupo a fim de desenvolver a pesquisa sociocultural que este ano terá como tema ‘Matas Ciliares’, para incentivar o conhecimento sobre desmatamento, invasão e constante e depredação das áreas verdes. O objetivo é fazer com que os alunos identifiquem problemas desse tipo e junto com a comunidade escolar proponham ações, socializando as informações nos encontros.


Conheça os convocados para o ARF:

Time Masculino
Adrielson Ferreira, Andrey Macedo, Breno da Luz, Danrley Freitas, Diego Andre, Diego Matheus, Fabio Lima, Francesco Jose, Jailson Oliveira, Jefferson Mendes, João Vitor, Landoaldo Freire, Leandro Paulo, Lucas de Almeida, Silvio de Jesus, Thiago Queiroz, Victor Mendonça e William de Castro.


Time Feminino
Claudivane Magno, Hellen Cristina Pinheiro, Jaqueline das Mercês, Jamili Silva das Mercês, Janaina Coimbra, Jessica Barbosa, Karen Carvalho, Karla Souza, Luana Costa, Leila Moreira, Marilene Martins, Michelly Carvalho, Suellen Negrão, Suellen Cristina dos Santos, Yandra Samia, Rosalia Arruda, Rosane Brandão e Sibele Gaia.

Estudantes Pesquisadores
Érica Juliane Poça Kawaguchi, Lena Helouse dos Santos Guimarães e Helisandra Vitória de Menezes Pires

Um comentário:

cicinho10_ disse...

o time femenino vai ser um susesor